E VOCÊ ME DIZ QUE NUNCA TEVE OPORTUNIDADES
Há histórias tão poderosas que podem transformar o mundo, como a da jovem afegã que odiava usar burca. Lendo um artigo no blog de Peter H. Diamandis, fundador da X Prize, deparei-me com a história de Sultana, uma jovem que cresceu no Afeganistão. Quando os talibãs tomaram conta de sua cidade, proibiram todas as mulheres de irem à escola, entre outras restrições.

E esta poderia ser mais uma história triste, mas quando há determinação e vontade de seguir em frente, tudo é possível. Foi assim que ela usou a Khan Academy para se educar e mudar o curso de sua vida.
A Khan Academy, uma organização sem fins lucrativos tem a missão de proporcionar educação gratuita e de qualidade para todos, em qualquer lugar. Tornou-se, assim, a tábua de salvação de Sultana.
Ela estudou matemática do ensino fundamental até álgebra e trigonometria, passando eventualmente para física, química e outras disciplinas. Sem acesso à escola ou aos professores, ela utilizou as aulas e cursos online gratuitos da Khan Academy, tudo na segurança de sua casa.
Essa experiência foi mais tarde contada em um artigo de 2021 no The Economist:
“Armada com um iPad, a internet e um site educacional gratuito chamado Khan Academy, aprendi inglês sozinha. E filosofia. E matemática. E ciência. E história. Eu queria entender o mundo de todas as maneiras possíveis e meu lugar nele. Resolver problemas de matemática deu estrutura ao mundo incerto em que vivia, mesmo que apenas na minha cabeça. Senti-me libertada quando aprendi a fazer o gráfico de uma equação linear. Na página, desenhando um plano de coordenadas bidimensional e traçando uma equação, o mundo estava sob meu controle.”
Tudo isso já seria naturalmente incrível, mas como disse Albert Einstein, “a mente que se abre ao conhecimento nunca mais volta ao seu tamanho original”. Foi assim que Sultana decidiu que queria ser física teórica nos EUA. Então, entrou clandestinamente no Paquistão para fazer o SAT, pois o teste não era oferecido no Afeganistão… e PASSOU!
E assim foi admitida na Universidade Estadual do Arizona, formando-se com louvor! Atualmente, é membro do corpo docente de pesquisa da Universidade Tufts, estudando computação quântica.
O ser humano, quando inconformado, é capaz de fazer coisas como a história acima, e é isso que deve nos inspirar a levantar todos os dias para construir a nossa história de sucesso
A história de Sultana é um lembrete poderoso do potencial transformador da educação e da determinação. Diante de adversidades incríveis, ela encontrou no conhecimento a chave para desbloquear novas possibilidades em sua vida. Sua determinação em aprender e superar obstáculos mostra que, com acesso à educação, qualquer pessoa pode moldar seu próprio destino.
E que essa história nos inspire a abandonar a passividade e a buscar ativamente nossos sonhos.
Para aqueles que se sentem sem oportunidades, é fundamental lembrar que o sucesso não é fruto do acaso, mas sim da determinação e da busca ativa por oportunidades. Pessoas como Sultana não esperam a sorte chegar; elas constroem ativamente os caminhos para alcançar seus objetivos.
Quem sabe em breve possamos contar aqui suas histórias, espero não tão dramáticas quanto a da Sultana, mas igualmente vitoriosas.